Vanessa Montoro - Handmade Silk Vanessa Montoro - Handmade Silk

Processo da seda

A criação de valor da marca Vanessa Montoro, inicia na produção peculiar e carinhosa do bicho da seda. Seu ciclo de vida é de apenas 28 dias, considerando seu nascimento até sua passagem à borboleta, onde delicadamente deixa o casulo com o fio nobre e voa a fim de deixar os seus aproximados 800 óvulos para então finalizar seu ciclo na terra e morrer.

O produtor neste período, se dedica inteiramente para sua criação. Criação esta que merece cuidado e atenção especiais pois a forma com que é cultivado é que fator determinante para qualidade do fio que futuramente será extraído de seu casulo. O bicho da seda é um animal muito faminto, o que exige do produtor o cuidado com sua alimentação de 3 em 3 horas no ciclo mais critico de seu crescimento e evolução - com exclusivamente a folha do pé de amoras – a Amoreira. É realmente um trabalho com muito amor e dedicação.

Para a confecção de um fio de seda nobre, como o utilizado pela marca Vanessa Montoro, a extensão do casulo é de aproximadamente 3 quilômetros que acercam o casulo delicado e macio com o fio de seda pura.

Para a confecção da meada de seda utilizada na confecção de nossos vestidos e peças exclusivas são necessários 8 mil casulos para que o cabo do fio seja criado. Incrível não é mesmo?

Processo de tingimento

Após este trabalho minucioso, é hora do tingimento, tão peculiar e especial quanto o anterior. Nossos fios são tingidos através da extração de pigmentos naturais como por exemplo do espinafre, da erva mate, do tanino, do café, ou até mesmo das fezes do bicho da seda, que por se alimentar só da folha da Amoreira elas possuem pigmento riquíssimo em clorofila e resulta em uma cor especial e única.

O que evidencia ainda mais nosso amor e trabalho em conjunto e respeito com a natureza, nos posicionando como uma marca de luxo altamente sustentável e ecológica.

Processo de criação

Processo de criação e desenvolvimento das peças de desejo da marca parte de uma pesquisa minuciosa feita pela Vanessa Montoro para o desenho de suas verdadeiras joias de vestir.
A estilista opta por não trabalhar por coleções ou estações do ano definidas e restritas, defende o trabalho atemporal e versátil em seu processo criativo, o que nos dá ainda mais vantagem competitiva frente ao mercado, uma vez que além de vendermos sonhos em forma de roupa, as clientes nunca terão uma peça Vanessa Montoro que saia de moda.

Após a peça desenhada e criada pela estilista, uma crocheteira de sua equipe de mais de 30 profissionais autônomas, tem a missão de transformar o desenho impecável da artista em peças delicadas e perfeitas. O trabalho da Vanessa junto à crocheteiras nesta etapa é muito próximo e conjunto. Um vestido curto por exemplo, demora Em torno de 20 dias para que fique pronto. Uma vez que é estudado ponto a ponto, é confeccionado inteiramente à mão pela crocheteiras escolhida para desenvolver a arte.

Assim que a peça é finalizada, a crocheteira Apresenta resultado final e a Vanessa faz questão de provar todos os modelos criados um a um, com nível crítico altíssimo com relação à qualidade do ponto, medias da peça e acabamentos.